quinta-feira, 26 de junho de 2008

A cidade não pára, a cidade só cresce.


Fiquei sabendo que há um prognóstico que daqui a cinco anos Campos terá o dobro de sua população. Me ocorreu um certa angústia de não saber o que será. Hoje somos em torno de 430 mil, chegaremos a um milhão em cinco anos. ui!

É muito difícil ser campista, muito mesmo. Somente neste mandato, empossaram quatro prefeitos. A polícia federal descobre fraudes, quem roubou perde o mandato mas, adivinhem quem é novamente nosso querido prefeito? Aquele mesmo que nos roubou, foi denunciado, teve a cara nos jornais, e?....
As cortinas não forma abertas agora, e nem ouso dizer que foram. Criamos em nossa terra figuras que até poderiam ser inofensivas e límpidas como os nomes sugerem, temos Garotinhos e Rosinhas, temos Arnaldo, o prefeito do Coração. Também temos Pudim, ai que doce!

E começou assim, primeiro Campista ganhou de Pudim que era cria do Garotinho. Inconformados, Garotinho e sua trupe impugnaram a eleição. Assumiu o cargo o tal do Mocaiber, presidente da câmara. Chamada nova eleição houve o confronto entre o Mocaiber e o Pudim. Não podemos nos esquecer da atuação coadjuvante do PT que não levou nada. Nessa eleição suplementar levou a melhor Alexandre Mocaiber.

E adivinha quem levou a pior? Nós campistas. Estava falando de como é difícil ser campista. Somos viciados em corrupção, falcatruas e em louvor à elite. Nossa história diz que em 1600 e tal nem Pero de Góis quis ficar aqui, então deixou essa terra abandonada, ao léu. Outros vieram, mas só poderiam aqui se instalar se os "bárbaros" fossem exterminados. E foram, não resta um único índio Goitacá pra contar esse mito. Não resta mesmo, nem o monumento da entrada da cidade, o pobre índio de pedra encontra-se deitado nos fundos do arquivo municipal que no passado foi escola jesuíta. Coitado do índio.
Nossa elite de usineiros açucareiros (que vetou a petrobrás quando ela queria se instalar aqui) está falida. Em seu lugar temos uma nova elite, a leite que governa. Aqui é assim, quem governa rouba. Como o dinheiro é muito, roubam muito. E assim, somos cada dia mais viciados com práticas clientelistas e assistencialistas. Parece uma guerra, cada grupo político possui seu exército de súditos, quando um grupo cai, seu exército cai junto, e aí são impressos novos contratos de emprego na prefeitura para os súditos do novo governante. Só a prefeitura emprega mais de 20 mil pessoas/súditos.
Segregação e discriminação fazem parte de nossa paisagem e de nossa rotina. Aqui nada funciona, temos um exército de pobres coitados que vivem às custas de bolsas misérias concedidas pela prefeitura. São analfabetos e sem cultura, sobrevivem por aí catando lixo quando moram perto dele.
Não temos transporte, nem saúde, nem escolas. Nossas creches são na maioria casas de bairro ALUGADAS que acomodam ou incomodam um número exorbitante de crianças.
Digam o que quiserem, eu não acredito em futuro para Campos. O prognóstico citado de um milhão de pessoas em cinco anos é devido a fortes investimentos em um município "satélite" para a construção de um complexo portuário. São 30 BILHÕES.
Ok... estão construindo o porto, mas ainda não há estradas de acesso a ele. Prometem empregos, mas sabemos que a maioria são temporários. Não é preciso ser muito inteligente, basta observar Macaé.
Teóricos batem a cabeça, e quando pensam que há uma luz....
Teóricos já chegaram a conclusão de que Campos não tem explicação.
Talvez Campos não tenha solução.... não para a eleição de 2008...ou 2009.

Um comentário:

Tati Tavares disse...

feliz com o texto...a moça mandou mto bem!
chocada com a realidade campista e observando uma semalhança incrível entre a sua cidade e a minha, rio das Ostras...em q coleginho esses garotinhos estudaram, heim?